domingo, 10 de junho de 2012

Dez fatos sobre a morte súbita relacionada ao exercício e ao esporte



1- A morte súbita relacionada ao exercício e ao esporte (MSEE) pode ser definida como a morte que ocorre de modo inesperado, instantaneamente ou não. Uma outra definição utilizada seria a da morte que ocorre de 6 a 24 horas após prática de uma atividade físico-desportiva

2- A MSEE, apesar de ser um evento que traz grande repercussão e comoção, especialmente quando ocorre em atletas competitivos, é um evento raro e não existem dados que indiquem que sua frequência esteja aumentando.

3- Abaixo dos 35 anos as cardiopatias congênitas estão mais frequentemente relacionadas à causa de MSEE.

4- A doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração po placas de gordura) é a causa mais frequente de MSEE acima de 35 anos.

5- A avaliação pré-participação (APP) sistemática e periódica é a estratégia mais eficiente para se prevenir a MSEE e, em seu nível mais básico (anamnese e exame físico), deve ser realizada, por médico com experiência na área, em todos os indivíduos que praticam exercício e esportes.

6- Essa avaliação é justificável do ponto de vista ético, médico e legal.

7- A realização de exames complementares depende das características do indivíduo avaliado (idade, nível de envolvimento na prática do exercício).

8- No esporte competitivo é altamente recomendável que o teste ergométrico seja realizado por todos os indivíduos.

9- O profissional médico mais habilitado para realizar uma adequada APP é o especialista em Medicina do Esporte.

10- Instituições que oferecem prática de exercícios e esportes (academias, clubes, escolas) e que organizam eventos esportivos (associações, federações, confederações) devem requerer um atestado médico, estabelecendo para qual tipo de atividade físico-desportiva o candidato está apto.Devem, ainda, estas instituições organizar e treinar seu pessoal para atendimento emergencial básico e quando recomendado (ambientes com mais de 2.500 frequentadores, programas especiais de exercícios para idosos ou para cardiopatas), ter um desfibrilador à disposição e um plano de contingência médica para o pronto transporte da vítima para um complexo hospitalar, quando necessário.

Fonte: Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte

Um comentário:

  1. A MS é algo complicado de se falar, pois existem vários fatores que podem fazer com que ela ocorra. No caso de atletas que não costumam fazer exames cardíacos, as chances de ter uma MS é praticamente o dobro.

    ResponderExcluir