A importância do exame cardíaco antes da prática de atividades físicas.
A sensação de bem-estar após caminhar, nadar ou pedalar é indiscutível, ainda mais quando as atividades são realizadas na companhia de amigos. Mas, antes de calçar o tênis ou se preparar para a natação, é preciso se conscientizar de que mesmo o exercício mais leve exige esforço do coração, e ele deve estar preparado para suportar o esforço. Durante a atividade física, os músculos precisam receber maior quantidade de oxigênio, o que ocasiona maior volume de sangue bombeado para o coração e, consequentemente, aumento da freqüência cardíaca.
Por isso, é de extrema importância consultar um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade física para se certificar de que o exercício não trará nenhum risco à saúde. Algumas doenças cardíacas preexistentes podem exigir mudança de exercício ou até mesmo a interrupção da prática.
De acordo com o American College Sports of Medicine, homens de 45 anos ou mais, mulheres de 55 anos ou mais e homens e mulheres com mais de dois fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes melitus, sedentarismo, tabagismo, obesidade e histórico familiar de doença coronariana devem consultar um cardiologista antes do início da prática de esportes.
O primeiro passo é fazer uma avaliação clínica para que o médico possa analisar o perfil do paciente e pedir exames de forma mais individualizada. Os mais comuns para esse tipo de avaliação são os testes ergométrico e ergoespirométrico, que determinam a frequência cardíaca adequada para cada praticante.
Para quem não realizou um check-up antes de começar a praticar esportes, é indicado observar sinais como cansaço intenso, dor torácica ou muscular, tontura, mal-estar, náuseas ou palpitações e procurar um médico para avaliar a causa desses sintomas.
Os "atletas de fim de semana" devem ter cuidado ainda maior, pois além de não receberem benefícios da prática regular de exercícios, correm riscos de lesões musculares.
É importante seguir a recomendação médica para garantir a saúde antes, durante e depois dos exercícios. Para sair do sedentarismo e iniciar uma atividade física moderada, como a caminhada, é preciso praticar cinco vezes por semana por 30 minutos, ou três vezes por semana se for mais vigorosa.
Conhecer os limites do corpo e respeitá-los é fundamental para alcançar os benefícios que a atividade física pode proporcionar. Outro ponto importante é descansar e manter alimentação equilibrada, sempre com orientação de um profissional.
Fonte: http://www.einstein.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário