quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Café coado ou expresso?

Um cafezinho vai bem a qualquer hora do dia, não é verdade? Mas é preciso verificar qual tipo é mais indicado para o consumo. Uma pesquisa feita em parceria pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) concluiu que o café coado, por ser filtrado, pode prevenir contra doenças cardíacas, além de garantir benefícios à saúde dos indivíduos que já sofreram problemas no coração. Em contrapartida, a mesma pesquisa aponta que o café do tipo expresso tem efeito contrário e pode aumentar a taxa de colesterol.

Os pesquisadores analisaram as ações do café em dois grupos de pacientes. O primeiro grupo era composto por pessoas que já possuíam doenças cardiovasculares, enquanto o segundo contava com pessoas saudáveis. Os resultados apresentados evidenciaram que o consumo de três a quatro xícaras de café coado todos os dias não aumentava a pressão arterial nem o colesterol.

De acordo com os estudiosos, o café coado traz benefícios porque a filtragem pode eliminar as substâncias gordurosas da bebida, processo que não acontece no tipo expresso. Apesar dos resultados, os pesquisadores ressaltam que o café não é contra-indicado e que no geral ele agrega muitos fatores positivos à saúde dos consumidores. De qualquer forma, dizem, é preferível tomar o café coado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário