domingo, 22 de abril de 2012

Alimentação saudável pode diminuir hipertensão arterial


A ingestão de fibras, cálcio e outros nutrientes pode minimizar esse mal

A hipertensão arterial vem sendo discutida atualmente devido à sua relação com o acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e doenças cardiovasculares e renais. 

A presença da hipertensão pode ter inúmeras causas, tais como hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e o fumo. 

Entretanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer em vários aspectos, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sanguíneos e da musculatura do coração. 

O consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados e sal, a falta de alguns nutrientes e o sedentarismo são práticas que favorecem o surgimento precoce da hipertensão arterial. 

Por isso, uma alimentação adequada, combinada a atividade física, é capaz de retardar o aparecimento da hipertensão. 

O sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão da hipertensão. A inclusão de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação são de extrema importância para que a hipertensão seja realmente diminuída com melhores resultados. 

Cada uma dessas substâncias mantém um papel positivo no trabalho dos vasos sanguíneos. Veja abaixo: 

Cálcio: auxilia na contração da musculatura e melhora as condições do tônus vascular. 

Potássio: auxilia na excreção do sódio. 

Magnésio: mantém um efeito vasodilatador. 

Fibras Solúveis: podem diminuir a absorção de gordura e também diminuir a síntese do colesterol hepático. Esses efeitos podem contribuir na diminuição de riscos de formação da placa de ateroma nos vasos sanguíneos. 

Fibras Insolúveis: Não atuam na diminuição de gordura, mas contribuem no aumento da saciedade, que por sua vez limita o consumo de alimentos e ainda favorece os movimentos do intestino. 

A junção de todos esses nutrientes é algo fácil de ser consumido no nosso dia a dia, pois estão presentes em alimentos corriqueiros. 

A seguir estão descritas atividades que podem ser praticadas por qualquer um de nós, a fim de melhorar a qualidade de vida e hipertensão arterial. 

1) Para Diminuir o sódio 
Na Hora da Compra: 
- Leia atentamente os rótulos para conhecer o teor de sódio
- Dê preferência aos alimentos com teor de sódio reduzido ou sem adição de sal 
- Na hora da escolha dos alimentos, esteja ciente de que: molhos de soja, alimentos em salmoura ou curados apresentam alto teor de sódio.
- Dê preferência para aves frescas, peixes e carnes magras em vez de enlatados, defumados ou processados. 
- Observe os refrigerantes light e diet, pois podem conter alto teor de sódio, já que alguns edulcorantes contém sódio na sua composição.

Na hora de cozinhar: 
- Em vez de adicionar somente sal nos alimentos na sua preparação, diminua sua quantidade e adicione conjuntamente ervas, limão ou vinagre para realçar o sabor. 
- Evite condimentos industrializados como: temperos prontos, molho de soja e glutamato monossódico ou escolha as versões com baixo teor de sódio. 

2) Melhore seu comportamento com escolhas Inteligentes: 
- Limite o consumo de alimentos curados (presunto, peito de peru, mortadela), e alimentos em salmoura (picles, azeitonas e condimentos como mostarda e ketchup)
- Não utilize saleiro na mesa 

3) Aumente o teor de cálcio, potássio, magnésio e fibras no seu dia a dia: 
Cálcio: pode ser encontrado principalmente no leite e derivados, de preferência com baixo teor de gordura. Sardinha e hortaliças verdes escuras também são fontes desse nutriente. 

Potássio e fibras solúveis: Legumes, verduras e frutas (prefira consumi-los com casca e crus, pois os alimentos, quando cozidos, abaixam o teor do potássio). 

Magnésio: oleaginosas como (nozes, amêndoas e castanhas), feijões, ervilhas, soja, lentilha, hortaliças verdes escuras, cereais integrais. 

Fibras insolúveis: dê preferência aos cereais integrais, como arroz, farinha e aveia. Alguns outros produtos têm fibras adicionadas a sua composição, verifique os rótulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário