terça-feira, 17 de julho de 2012

Exercícios Esporádicos são Risco para a Saúde


Costuma deixar para se exercitar somente quando tem tempo. Sendo sedentário tem certeza que aquela caminhada no parque uma vez por semana já é o suficiente para sua saúde. Cuidado, o exercício físico esporádico pode aumentar o risco cardiovascular em quase 3 vezes.

Costuma deixar para se exercitar somente quando tem tempo. 

Sendo sedentário tem certeza que aquela caminhada no parque uma vez por semana já é o suficiente para sua saúde. 

Cuidado, o exercício físico esporádico pode aumentar o risco cardiovascular em quase 3 vezes. 
Uma conclusão controversa é que pode parecer melhor não se exercitar a fazer exercícios físicos esporadicamente. Sabemos que o exercício físico praticado uma vez por semana pode ser o gatilho de eventos cardíacos. O mesmo risco pode ocorrer nas atividades físicas intensas de quem tem histórico prévio de doenças card. Se a pessoa tiver um acompanhamento médico e realizar exames regularmente, o exercício não é prejudicial, mesmo se praticado só de vez em quando”.

Mas, e quanto ao aumento de quase três vezes nos riscos de se ter um ataque cardíaco? O cardiologista explica: Cientificamente, é um aumento significativo, mas estatisticamente, não. Em outra pesquisa, realizada com 6 milhões de membros de academia durante dois anos, 66 pessoas morreram, sendo que, desse total, 70% exercitava-se somente uma vez por semana. Portanto, ainda não é nenhum valor que preocupe, embora seja melhor ficar de fora dessa estatística.

O respeito aos limites é algo que deve ser sempre lembrado na hora de praticar qualquer atividade física. O especialista faz um alerta para aqueles que ultrapassam os limites de segurança. Se ao entrar numa academia e fazer a avaliação médica, o profissional recomendar que se faça 30 minutos de bicicleta três vezes por semana, a pessoa não pode decidir sem orientação começar uma aula de spinning para ver se consegue. Se ela não tiver condicionamento físico que suporte uma aula intensa como essa, problemas como falta de ar, desmaio e até parada cardíaca podem acontecer.

Então, para quem quiser iniciar atividades físicas depois dos 50 anos, a recomendação é a mesma: respeito aos limites, sempre com uma orientação médica. Ao fazer uma avaliação médica antes de entrar em uma academia de ginástica, o médico precisará avaliar com cuidado os limites do paciente: pressão sanguínea, pulsação cardíaca, proibições e restrições. Para quem já passou dos 50 anos de idade, essa avaliação deve ser profunda e incluir um teste ergométrico feito por um especialista em cardiologia, e não por um educador físico ou fisioterapeuta. E deve ser feita regularmente, mesmo depois de já ter iniciado as atividades físicas. O check up não tem validade, não tem previsão. Qualquer doença que se tenha, mesmo que seja uma gripe, afeta o resultado. 


Um comentário: