quarta-feira, 14 de março de 2012

Bem-estar no trabalho

Programas de saúde e bem-estar no trabalho são uma estratégia comprovada para prevenir os mais importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Esses fatores incluem tabagismo, sobrepeso, obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Segundo a American Heart Association, entre 25% e 30% dos custos com saúde das empresas são gastos com funcionários com muitos fatores de risco para a saúde em geral, e a maior parte desses fatores diz respeito ao risco para doenças cardiovasculares.

Segundo Mercedes Carnethon, professora-assistente de medicina preventiva da Universidade Northwstern, nos EUA, além da questão financeira, os empresários de visão estão se dando conta do valor de cuidar da saúde de seus funcionários. “Um bom programa de bem-estar no local de trabalho pode atrair os melhores profissionais para a empresa, elevar a moral de todos e reduzir os conflitos no trabalho”, diz ela.

Várias mudanças podem ser feitas para melhorar a saúde geral dos funcionários, e não há um único modelo de programa de bem-estar que sirva a todas as empresas e a todos os casos.

Como regra geral, os programas de saúde e bem-estar no trabalho incluem campanhas de prevenção ao tabagismo e apoio para os que querem abandonar o vício, atividade física regular,estratégias para redução e administração do estresse, oferta de exames físicos e laboratoriais, educação nutricional e programas para controle do peso.

Também devem ser adotados programas de educação para doenças do coração, incluindo cursos para ensinar como fazer massagem cardíaca e usar o desfibrilador em casos de infarto. Um bom programa de saúde e bem-estar nas empresas também deve contemplar mudanças no ambiente que encorajem hábitos saudáveis e garantam a segurança no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário