sexta-feira, 9 de março de 2012

Cuidados com o coração devem ser redobrados na gravidez

A Organização Mundial de Saúde considera aceitável o índice de 20 mortes.

As doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte materna durante a gravidez, no momento do parto e no pós-parto. De acordo com o último dado oficial divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2007, o aumento da pressão arterial foi responsável por 23% da mortalidade materna no Brasil, que registra 75 óbitos para cada 100 mil bebês nascidos vivos. A Organização Mundial de Saúde considera aceitável o índice de 20 mortes.
Durante a gestação, muitas mudanças ocorrem no organismo da mulher. Surgem alterações fisiológicas no sangue, como aumento do volume sanguíneo, alterações na parede dos vasos, dos fatores de coagulação e anti-coagulação; além de acarretar, a nível do coração, um aumento de sua frequência em cerca de 10 a 20 batimentos por minuto, aproximadamente. Além disso, durante toda a gestação, há uma oscilação substancial da pressão arterial, podendo a mesma atingir valores bastante altos a ponto de ser necessário muitas vezes o uso de medicações anti-hipertensivas ou até mesmo, em alguns casos, ser necessária a interrupção da gestação.
Todas essas alterações que ocorrem normalmente na gravidez, quando não são bem acompanhadas por um pré-natal adequado podem levar a interrupção precoce da gestação e até mesmo se perpetuar por toda a vida da mulher.
Dentre as principais doenças, podemos citar a Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG). A DHEG é a principal causa de morbidade e mortalidade materna e fetal e está diretamente ligada à pressão arterial. Causada por um aumento patológico dos níveis de pressão arterial em gestantes previamente saudáveis, a doença pode se apresentar na forma leve, encontrada em 10% das gestantes e na forma grave, mais rara, chegando a atingir cerca de 0,5% das grávidas.
Para evitar o aparecimento desta e de outras doenças cardiovasculares durante a gestação, todas as mulheres em idade fértil e que desejam engravidar, precisam fazer check-up preventivo com seu médico e, quando grávida, fazer um pré-natal adequado, com consultas regulares com seu obstetra, para que tenha uma gestação saudável, sem contratempos e com um final feliz para toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário